sexta-feira, setembro 28, 2007

Elogio à inflexibilidade

O prémio já era conhecido há algum tempo, João Pacheco ganhou o Prémio Gazeta Revelação, atribuído pelo Clube de Jornalistas, por reportagens que escreveu para a revista Pública. A entrega de prémios foi, no entanto, na passada terça-feira e a cerimónia teve como convidado o "nosso" Presidente da República.
Foi perante ele e "restantes convidados" que João Pacheco dedicou o seu prémio a todos os jornalistas precários. No seu discurso, elucidou o público sobre a situação profissional precária que vive, denunciando o que toda a gente sabe e vê - que a precariedade no trabalho é uma constante em Portugal, especialmente entre os jovens, e que o seu caso não é excepção. Fê-lo quando o bom-senso subserviente o aconselharia a ficar calado e a agradecer de mansinho. Fê-lo porque é "inflexível" nas suas convicções, algo muito menos comum que a flexibilidade reinante (que é como quem diz, a capacidade de engolir sapos).

O João evita dores de estômago e ganha em peito feito. Depois da sua entrevista em directo para o Jornal 2, até a jornalista Alberta Marques Fernandes se permitiu fazer um discurso político, evidenciando o direito constitucional ao emprego e sublinhando a situação comum da precariedade. O João fez muito mais do que a maior parte consegue fazer, usou um veículo seu para carregar uma série de gente. E fê-lo, como sempre, com dignidade e humor, sem paninhos quentes. A parte do dinheiro que recebeu (já que dividiu o seu prémio com os repórteres fotográficos) diz que servirá para pagar as dívidas à Segurança Social, fim que designou como "nobre", mesmo não tendo "rendimento fixo, nem direito a férias, nem protecção na doença nem quaisquer direitos caso venha a ter filhos".

Eu faço-lhe a vénia, como tem ele por hábito fazer. Parabéns, João! Bem hajas!

Para ler o discurso, podem clicar aqui ou de forma mais "oficial" também aqui. Vale bem a pena!

Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 1/10/07 2:05 da tarde, Blogger Rita Quintela said...

Também vi e também aplaudo!

 
At 1/10/07 3:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande João Brilhante.

 
At 3/10/07 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, prémio bem merecido o do João. Merecido a dobrar, pela atitude. E a triplicar, pelos belos petiscos que também faz. Homem a sério e exemplo de emancipação à séria!

 

Enviar um comentário

<< Home