segunda-feira, setembro 24, 2007

Dedicatórias

O melhor da melhor música cantada em português é o imediatismo poético e existencial das suas letras. Com o português, a capacidade de nos reconhecermos está imediatamente aberta e, num instante, conseguimos (ou não) vestir aquelas palavras na nossa vida. Viver uma canção como nossa passa por nos apaixonarmos por ela intensamente. Isso a meu ver só é possível com uma canção cantada em português. Por muito que se "transpire" com uma canção estrangeira, ela é sempre exterior, não se pensa da mesma maneira. Já não sei quem foi, mas foi alguém importante porque aprendi isto na faculdade e na faculdade aprendem-se coisas de pessoas importantes, que disse qualquer coisa como "quando morrer, morrerei na minha língua" ou algo parecido, mas esta foi a ideia que retive. Na nossa língua, não há muros que se interponham, não há obstáculos. Eu respiro em português e nunca saberei fazê-lo de outro modo.

Isto para dizer que não há melhor música que a cantada em português, por muito boa que seja a estrangeira. Exemplo disso são os Gift, que, com uma cançãozinha em português, fizeram mais eco do que com os 3 discos anteriores, muito bons mas cheios de língua estrangeira. Não é por acaso. Não é por acaso que as canções cantadas em português (insisto nesta expressão porque incluo obviamente os brasileiros) são muito melhores para dedicar a alguém, ou para acompanhar um momento ou revivê-lo.

E interessante ainda, são muito melhores quando não vemos o teledisco. Quando simplesmente as ouvimos, sem outras referências para além da música e da respiração em português. Mas como só tenho forma de as pôr aqui com teledisco, cá vai esta do Tiago Bettencourt (sem Toranja), que tão bem se dedica.




Ainda outra muito boa, que me espanta gostar tanto, porque nem sou grande fã do Jorge Palma, é esta. Esta é uma canção em que ouvir e ver nada tem mesmo a ver. A interpretação é totalmente diferente - se a ouvir me parece uma coisa, a ver este teledisco sinto que o homem se está a despedir da vida.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 24/9/07 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A agenda, a obra, o universo artístico de Jorge Palma em www.bloguepalmaniaco.blogspot.com
newsletter/informações: contactar ladoerradodanoite@hotmail.com

 
At 24/9/07 4:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não tenho o culto do português da forma como tu o expressas... gosto muito das boas letras dos clã...dos toranja...etc etc
Mas Facilmente me emociono com outras linguas... os sentimentos são cada vez mais universais.
Mas confesso que me dá um gosto especial uma boa letra em português... é verdade.

Ouvir o Jorge Palma dizer: Encosta-te a mim... É coisa que me provoca uma certa comichãozinha...
Apetece-me dizer: ah deixa lá...não é preciso.

 
At 24/9/07 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vi agora o vídeo do Tiago...de repente as crianças levaram esta canção para um outro universo...igualmente encantador.

E cheguei à conclusão que há poucos vocalistas masculinos portugueses bonitos...
Daqueles que apetece beijar.

 
At 25/9/07 11:21 da manhã, Blogger ana said...

txi, gosto tanto do jorge palma e não gosto nada dessa música.

mas gosto de ti na mesma.

ah, este tipo dos toranja irrita-me (menos quando goza com ele pp no gato fedorento).

ah, mas gosto de ti na mesma.

ah, e não há nada como cantar algumas coisas em inglês que em português seriam absolutamente ridículas, como uma parte da música dos interpol que diz "to make this place a heart to be part of", o que em português me faria vomitar.

mas gosto de ti na mesma.

 

Enviar um comentário

<< Home