Primeiro dia
Primeiro aparecem os algarismos e as letras e depois começam a juntar-se todos e a formar coisas novas. Coisas que nos fazem perceber melhor o mundo, que nos fazem perceber melhor a nós próprios. Coisas para nos expressarmos.
No fundo, são "apenas" coisas que se aprendem na escola. Aprendem-se coisas que servem para outras coisas mais. E, às tantas, há tantas coisas que já nem sabemos como elas surgiram primeiro.
Não sei qual a primeira palavra que li com olhos de ler, nem a primeira soma que fiz sem ser com maçãs, mas passei por aí. E hoje é ele que começa. Que entra por aí adentro, pelo mundo fora, parece-me agora neste instante, em que de repente já está grande de mais. Como se a autonomia, visível de dia para dia, fosse agora ainda mais real, mais inevitável que andar ou comer ou fazer chichi sem fralda. Porque agora a sua expressão, já tão expressiva, tão senhor das suas próprias ideias que é, vai ganhar novos contornos. Contornos cada vez mais humanos. A linguagem, a escrita, a leitura, a língua portuguesa, tudo para ele por abrir, agora neste instante, pela primeira vez desta maneira.
E não há como não me comover, porque cada vez se torna mais livre, com as suas próprias palavras, com os seus números e contas, com as suas ideias. Não há como não me comover... Porque, quanto mais autónomo, mais próximo fica do mundo, das pessoas e também de mim. Cada vez mais pessoa que é... não há como não celebrar este dia.
4 Comments:
O 1º dia de escola do D.
que Bonito e de facto comovente.
Já o estou a imaginar a seguir o tracejado do voo de uma abelha para no fim ter muitos e's de mãozinha dada.
Pró ano começa as aulas com a composição:
As minhas férias no cadafaz.
;-)
Era tão bom voltar à escola! Adorava os primeiros dias, espero que o D. sinta o mesmo. 1ª classe?
é brutal!
consigo ver o D. com o seu ar confiante perante mais um desafio.
Este blog está assim pró parado...
escreve qualquer coisa, posta mulher posta!
Ou tenho de dizer que "quem não posta é bosta"
vá, tens pessoas a fazer refresh faz qualquer coisa.
;-)
Enviar um comentário
<< Home