quarta-feira, setembro 05, 2007

E o teu coração como vai?

A pergunta "como é que estás do coração" pode ser interpretada de diferentes formas consoante a pessoa que a faz e a pessoa que a ouve. Se é feita a um homem com história de problemas cardíacos, provavelmente trata-se de uma pergunta literal. Mas se é feita, vá, a uma mulher de trinta anos, com história de problemas amorosos, a pergunta é um pouco mais metafórica.

São apenas exemplos, mas não é que, ao que parece, os médicos tendem a usar um critério semelhante, mesmo sem conhecimento da história. Segundo uma notícia hoje publicada, os médicos tendem a desvalorizar sintomas relacionados com doenças cardíacas quando apresentados por mulheres e não fazem os mesmos exames que habitualmente fazem a um homem. As dores do peito nas mulheres são tomadas normalmente como sinal de ansiedade e de depressão.

Ora, isto tem duas razões e a primeira está no tal estudo. Essa é a seguinte: “A doença cardiovascular (que inclui o enfarte e a angina do peito) continua a ser tendencialmente mais associada ao homem, quando tal deixou de ser verdade.” O pessoal não acompanhou os tempos e esquece-se que agora as mulheres têm tanto ou mais stress que os homens e fumam e bebem o mesmo. A mulher já não está protegida num mundo privado, fechado e doméstico.

A outra razão, mais pessoal, é que possivelmente a depressão e a ansiedade continuam a ser tendencialmente mais associadas às mulheres, quando tal terá deixado de ser verdade. E isso denota um forte estigma para os dois sexos. Perguntar a uma mulher como está do coração, a não ser que seja uma velhinha queriducha, quer dizer, para um ouvido comum, como é que vais de amor. Supõe-se que um homem com dores de peito está mais perto de um ataque cardíaco do que de um ataque de choro.

E isso, parece-me, poderia não ser grave, desde que o raio do médico faça os mesmos exames ao menino e à menina quando se queixam de dores no peito. É que até na doença somos discriminadas, xiças!

Etiquetas:

2 Comments:

At 6/9/07 1:00 da tarde, Blogger ana said...

a mim fizeram-me o exame quando eu pedi, felizmente que não apanhei um desses que acha que ah e tal é gaja.

talvez tenha feito a minha cara-hipocondriaca-mete-respeito-e-dó.

de qq forma continuo a achar que tenho um coraçãozito fraquito.

 
At 9/9/07 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu cá começo a achar que o meu coração não vai aguentar... estou a enchê-lo demais pobre coitado!

:-)


* ainda me dá uma coisinha!

 

Enviar um comentário

<< Home