sexta-feira, outubro 13, 2006

Sensibilidades e o bom senso do costume

Há dias, há semanas, há meses que, aqui e ali, me diziam "tens de ver o L word". Ouvi e ouvi isto durante algum tempo, até ao pontapé final. Ontem, lá me predispus a ficar acordada até à meia-noite e meia para ver o raio das lésbicas. Como parêntesis e citando o Bolila, uma pessoa põe-se a pensar se se diz a um heterossexual "é pá tens de ver aquela série, as personagens são todas heterossexuais como tu", mas pronto, há que louvar uma série sobre o tema, com tanto sucesso junto de tanta mulher heterossexual, e marcar presença à meia-noite e meia, na Dois. Ufa, fim de parêntesis!

Bom, cheguei a casa do cinema, sentei-me em frente à tv e esperei. Aquele conceito de que a Dois não tem publicidade é uma grande tanga, porque só por ser "institucional", não deixa de demorar tempo e ainda por cima está mais mal feita. Antes da dita série* começar, passaram apresentações de dois programas diferentes: "Arte e emoção"; às 19h de sábado, e "Coutos e Coutadas", às 19h30 do mesmo dia. O primeiro é sobre tauromaquia, festa brava olé, e o segundo, em estreia absoluta, é sobre caça e "todas as suas envolventes", pumpum, aponta aí para o bicho. Ao ver aquilo, enquanto esperava pela série, pensei se teriam escolhido o target certo (o que espera a dita série) para divulgar tais programas. Pensei também em quem é que vê um programa sobre caça... Mas quem sou eu, afinal? Simplesmente alguém que estava à espera de uma série de lésbicas. Enfim...

Mas, antes do "L word" começar, colocaram o aviso "este programa contém cenas que podem eventualmente chocar a sensibilidade de alguns espectadores... yada yada" e lá se seguiu a bolinha. Fiquei a pensar nos Coutos e nas Coutadas, naquela arma toda ao sábado à tarde, nos touros a marrar e a sangrar, e como o que fere a minha sensibilidade está longe de ferir a alheia, e vice-versa. Mesmo sendo eu um calhau, que não se impressiona nem com os touros nem com as caçadas nem com duas mulheres a beijarem-se. Mas terão aqueles programas bolinha? Serão aconselháveis à sensibilidade das crianças? Ou o que obedece à tradição não choca e deve ser veiculado? E o que quebra a tradição deve ser veiculado depois da meia-noite e com muitos avisos e preparações, não vão os bons costumes se insurgir?


* Não fiquei com grande opinião formada sobre a série. Pareceu-me uma série americana, com a qualidade do costume. Pelos vistos, também não vou formá-la, porque vai terminar hoje.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At 13/10/06 3:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os primeiros episódios até eram fixes, depois começou a ir por água abaixo. Isto é uma narrativa comum, mas neste caso, era mesmo muita água e já no terceiro episódio estava a faltar oxigénio. O melhor era, claro, o guarda-roupa. Fantástico!

 
At 14/10/06 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A 1ª vez que vi o Seinfeld pensei cá para mim que ele era tão parvo e convencido que nunca lhe iria achar mesmo piada... fiquei viciada e tenho os dvd's todinhos.
Quando vi os Friends achei que eram todos estranhos e que não sabia bem se conseguiria entrar na série a ponto de VER HORAS E HORAS DE EPISÓDIOS e ter os dvd's todos e sonhar com eles noite sim noite não...

Com o L Word até foi rápido, 3 episódios e já estava apanhada, pelas cenas de amor, pelas personagens e histórias, pelas roupas e estilo.

Isto tudo para dizer que 1 episódio nunca chega para definir uma série, penso eu, e que há a possibilidade de não gostares de uma série de lésbicas, ah e mais do que a possibilidade, há também uma vontade de que isso aconteça
;-) ao que eu acho muita piada.


Também quero acreditar que há lésbicas a gostarem de tourada e caça, e caçadores a gostarem de lésbicas e heterossexuais a gostarem de tourada e caçadores e quem não goste de nada disto.

Estou contigo. Programa de tourada e caça devia ter 1 bola gigante. Eu pelo menos gostava de ser avisada ó raio.


*preciso que sejas tu a fazer esta colecção pá. por favor não desistas. senão tb ta dou no natal e anos e olha levas com ela na mesma!

 

Enviar um comentário

<< Home