quarta-feira, junho 13, 2007

Mapa pessoal

Há lugares que nos despertam, em primeiro lugar, pelo cheiro. Estive num desses nos últimos dias. Não um cheiro que se evoque, mas um cheiro que vive enquanto lá permanecemos. Quando o sentimos, veio-nos a memória do lugar e todas as coisas associadas a ele. Sensações principalmente. O cheiro desse lugar onde estive traz-me o mar na minha pele, o sabor de ameijoas à bulhão pato e muitas outras iguarias, o som dos grilos à noite e a luz do fim do dia na praia.

Este ano, para além de tudo isso e de tudo o resto das fibras da memória, dediquei-me a marcar os meus passos pela variedade das árvores e das flores. A sacar de cada uma delas o seu cheiro, a sua textura e a sua cor. Assim fiz os meus percursos a pé, com a esperança de captar aquele momento das suas vidas e sabendo que outros que por lá passem irão reencontrar outros momentos da mesma vida. Afinal uma coisa viva fala sempre mais que uma pedra, por muitos pés que a pisem.

De regresso à cidade, tiro prazer deste reencontro rejuvenescido.

Etiquetas:

6 Comments:

At 14/6/07 9:07 da manhã, Blogger ana said...

uau! que bom!

quase que te vejo a fazeres isto.

é sempre bom (re)encontrar prazeres simples.

 
At 14/6/07 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De repente imaginei-te de canivete a desenhar raspando uma qualquer mensagem num tronco de árvore... ehehehhe

Eu cá estou é contente de te ter de volta.

 
At 14/6/07 12:24 da tarde, Blogger ana vicente said...

estava a referir-me a um entendimento mais empático entre mim e a natureza (nem acredito que estou a escrever isso, mas é verdade).

além disso, não tenho canivete.

 
At 14/6/07 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ana! será que estás a ficar com "mão verde"? epa!

 
At 14/6/07 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... espero que sim, assim páras de matar os desgraçados dos oregãos que te dou.

 
At 14/6/07 3:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... mas não fizeste aquela cena esquisita de falar com as ervas da duna, pois não?

 

Enviar um comentário

<< Home