terça-feira, maio 29, 2007

Obrigatoriedade burocrática

Sou mázinha, mas mázinha, no que diz respeito a burocracias. Tendo a ter tudo trocado, falhar prazos, não cumprir obrigações por mero descuido... não gosto da coisa, chateiam-me os papéis, as repartições, os balcões, os requerimentos e afins. Tenho o curso engatado por causa de uma burocracia, acumulei dívidas por falhar prazos nas finanças, pago multas por ter 3 moradas diferentes, um pavor. Mas, lentamente, vou-me pondo em ordem, porque afinal isto é tudo uma questão de paciência.

Apesar de ser assim, não sou anarca. Pelo contrário, reconheço que as regras sociais são fundamentais para a vida em sociedade e, mesmo que a Lei seja estúpida, estou disposta a cumprir com as consequências de não a cumprir. Sim, porque não sou obediente à lei pela lei - tento lutar pela mudança quando a lei é mesmo mesmo estúpida (como a ex do aborto ou a inexistente dos casamentos homossexuais, entre outras) e, quando a quebro, a lei que me apanhe e depois conversamos. Numa palavra, sou pelo Estado, por isso acarreto as consequências dos meus incumprimentos. Ser a favor do Estado é isto, parece-me, é aceitar o seu peso e incentivá-lo a fazer umas quantas flexões.

Mas isto é demais!

E, quando digo isto, refiro-me à renovação do B.I.. Fi-la ontem, apenas um dia depois de o prazo passar, nada mal. Mas fiquei verdadeiramente ofendida com o Estado ontem. É óbvio que é necessário haver cartões de identificação e, por isso, ainda bem que são obrigatórios. Mas, se assim é, por que é que tenho de pagar 7,05€ pelos impressos? Não é pelo dinheiro, é pelo princípio. Por que raio me cobram dinheiro para ter um cartão obrigatório? É como se tivesse de pagar a entrada para minha casa. É como ter de se pagar para certidões de nascimento e de óbito, é demais, é estúpido e insulta-me. Um Estado que, com legitimidade, exige que os seus cidadãos tenham identificação, com que legitimidade lhes cobra essa mesma identificação? É uma espécie de "Consumo mínimo obrigatório" de um bar chamado sociedade em que tens sempre de estar, sendo que esse consumo já existe: chama-se impostos.

E depois que merda é aquela de me tirarem a minha impressão digital? E aqui já é a minha defesa das liberdades individuais, mais do que a minha defesa do Estado, a falar. Que raio de sistema é este que parte do princípio que todos são criminosos? Porque é apenas para isso que serve a porcaria da graxa no dedo: é para terem no arquivo a nossa marca mais pessoal, que aliás carregamos connosco no dito cartão, como se fosse sempre uma potencial prova de um hipotético crime. E isso também me irrita, porque não entendo nem controlo.

De qualquer modo, ainda não mencionei a pior coisa do B.I.: a fotografia. Por que é que a fotografia do BI fica sempre, mas sempre, mal? Por que é que as máquinas fazem o juramento "Não tiraremos nenhuma foto tipo passe em que a pessoa fique minimamente apresentável"? Sei que não sou só eu. Nunca vi ninguém mostrar sem receios o seu B.I.. Que raio de karma é este? Gostaria muito, se não achasse que é perigoso em termos criminais, de mostrar o meu antigo B.I. aqui. Para que todos pudessem ver do que me escapei. Vendo o meu antigo B.I. e olhando para a foto que tirei ontem (ainda assim longe da minha fotogenia habitual), sinto alguma satisfação por o Estado me ter exigido 7 euros e me ter esfregado graxa no dedo.

Etiquetas:

5 Comments:

At 30/5/07 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o teu antigo BI... onde estavas no 11 de Setembro?

 
At 30/5/07 9:19 da tarde, Blogger ana margarida said...

Da próxima pede-me para te mostrar o BI, terei todo o gosto :P

 
At 30/5/07 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu li e tal mas estava mortinha para que chegasses à parte da fotografia... pois que dizer da tua nova fotografia ihihihi
estás com um sorriso do vá lá tirem a foto que estou um bocadinho indisposta do caril que comi ao almoço... estás amarela e muiiiiiiiiito engraçada.

Quanto à parte de mostrar o BI sem receios...pois que estou simplesmente fabulosa, perfeita e sorridente, aliás tens 1 foto na tua carteira ;-)

e agora eu tb tenho a tua na minha ihihihihihi é

quanto à foto da carta de condução...isso já é outra conversa outro post e provavelmente nunca a irei mostrar a ninguem
pareço 1 padre franciscano

 
At 31/5/07 1:21 da tarde, Blogger jctp said...

E porque é que não nos cobram a coisa que nos dão para limpar o dedo?

 
At 2/6/07 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando deixares a atitude católica do "é mau, mas é moral," vais ver o apelo do lado negro da força.

 

Enviar um comentário

<< Home