terça-feira, novembro 07, 2006

Passeio pelo bairro

Saio de casa, deixando o telemóvel. Subo e depois desço até à Feira da Ladra (é terça-feira e das cinzas talvez), as bancas já a serem arrumadas, uma banqueira a chamar lindos a um grupo de rapazes bem-parecidos que tinham acabado de lhe comprar um cd. Portem-se bem, disse ainda. As bancas dedicadas ao haxixe, álbuns cujo nome era Charros. Um grupo de alemães na minha direcção e eu a atravessar-me no caminho deles. Subo pela linha do eléctrico, ouço as crianças no recreio bem guardadas, vou até ao miradouro, com turistas sobretudo e uma mão cheia de portugueses desocupados à hora de almoço. Está calor e estamos em Novembro. Bebo um café, fumo dois cigarros. Vejo a entrada das urgências do Hospital de S.José e penso como a dor é relativa, ainda há cinco anos ali entrei com a maior dor que julgava possível. Pago o café e hesito em entrar na Igreja. Parece-me de mau tom pedir forças a Deus nestas alturas. Mas decido-me a entrar. Esbarro com a porta fechada, olho para o céu e penso que será tempo de voltar, não vá a chuva reaparecer e molhar-me a roupa estendida. Compro tabaco de volta a casa. Na rua do sol, há bombeiros e polícia municipal, provavelmente mais uma ameaça de derrocada de um dos inúmeros prédios velhos que cercam o do luxo recuperado. O dia está bonito. Regresso a casa, vejo o correio. A chuva começa a cair um pouco depois...

Etiquetas:

7 Comments:

At 7/11/06 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

belo passeio, linda descrição...
gosto da lisboa que descreves. dessa.

sabes boa amiga que gosto muito de ti (ia dizer que te amo mas pronto) e que te quero feliz ao ar livre, a descansar, a reflectir, até a fumar (perdoa-me deus)enquanto tomas o teu cafézinho...mas o meu amor por ti é tão egoista mas tão egoísta que te quero mais perto portanto toca lá a aproveitar a graça do sítio que em breve estás de novo na árdua labuta.
posso ser boa amiga e gostar muito de ti e mesmo assim desejar-te de volta ao trabalho para meu deleite?
posso não posso?

e gostei da parte religiosa da coisa. já me estou a imaginar a descrever a madrinha ao seu padre: "ela é muito católica ainda ontem esteve quase quase a rezar".

 
At 7/11/06 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ah e recebei agora 1 sms teu a acusares uma possivel constipação...MINHA MENINA NEM PENSES.PRECISO DE TI PARA ME ENTRETERES OUVISTE? TU NÃO ME ESTRAGUES A VIDINHA!

ihihihihhi estou imparável. 2 dias sem te ver e pimbas enlouqueço.

 
At 8/11/06 10:23 da manhã, Blogger ana said...

post lindo, lindissimo.



cheio d'a vida.

 
At 8/11/06 3:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

apetece mesmo "continuar-te":


"É terça-feira
e das cinzas talvez
amanhã que é quarta-feira
haja fogo outra vez
o coração é incapaz de dizer
"tanto faz"
parte p'ra guerra
com os olhos na paz
(...)

E a rapariga
vende tudo o que trazia
troca a tristeza
pela alegria (...)"

 
At 8/11/06 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e agora outra coisa...

uma vez disseste-me (duas vezes, talvez) que não gostavas de descrever paisagens a não ser as que povoam as pessoas. pois as tuas, esta por exemplo, passam de "fora" para "dentro" mal se lêem. e ficam.

 
At 8/11/06 7:01 da tarde, Blogger ana margarida said...

A chuvada de ontem foi linda e a luz!? Amarela, laranja, torrada, nem sei descrever bem.

 
At 8/11/06 7:38 da tarde, Blogger Maria João Resende said...

Passei e gostei! Gostei do texto, pelo que diz, e pelo que não diz. Fui ler os posts anteriores, e também gostei. Li os comments, e achei graça (a propósito, acho que a continuação da 'Joana' está excelente), por isso, só posso voltar!
Parabéns

 

Enviar um comentário

<< Home