domingo, maio 21, 2006

Educação musical

No carro, no programa "M" da Antena 3, passam uma sequência com músicas da Aretha Franklin: "I say a little prayer", "Chain of fools" e "Respect".

Viro-me para o puto e digo-lhe:
- Ouve, esta é a rainha do soul! [já introduzi a Rainha do Pop (Madonna), simplesmente o Rei (Caetano), a dançar Partimpim e a gritar Maneeeeela]
- A Rainha do Sol?
- Não, não é do Sol, é do sooouul.
- Quéiço?
- É este estilo musical. [esbracejo para ele perceber] O soul. E ela é a Rainha.
- Mas é ou chama-se assim?
- Não, é a Rainha, mas chama-se Aretha Franklin.
- Ah.

Ouvimos mais um bocadinho. Ele pergunta-me o que ela está para ali a dizer. Felizmente já estamos no "Respect". Transcrevo as partes que me interessam mais, "quero é respeito" e "os teus beijos são mais doces que mel".

- Isso é cassete ou rádio, pergunta-me.
- É rádio.
- [desiludido] Oh! Se fosse cassete, levava para a escola para mostrar.


Que orgulho! Se eu tivesse tido a mesma visão que o puto, não teria demorado quase vinte anos para redescobrir os ABBA. Em vez de chagar o meu pai para arrancar a cassete do leitor nas viagens para a terra, deveria ter-lhe pedido cópias para a escola. Pensando bem, NÃO, porque isso também se aplicaria ao Richard Clayderman e, hoje, poderia estar a passar ao puto a beleza da música instrumental, passando tardes em elevadores.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 22/5/06 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ah ah ah que lindos.
Olha eu cá acho que isto dos pais e gostos musicais é preciso ter sorte... o teu puto teve sorte! já nós...ainda hoje os carvalhinho tremem às palavras " passa aí a k7 azul"...

;-)

 
At 23/5/06 9:35 da manhã, Blogger ana vicente said...

ah, a misteriosa cassete azul... o que eu já imaginei sobre a cassete azul... o que eu já me ri com o azul dessa cassete... eheheheh!

 
At 23/5/06 12:57 da tarde, Blogger ana margarida said...

Que lindo!
Felizmente não tenho "trauma" nenhum de cassetes, nem me lembro bem da música "dos meus pais"

 
At 24/5/06 5:24 da tarde, Blogger ana said...

o que eu curto nestas histórias é a postura levarpraescolapramostrar do teu puto. é interessado e generoso, e tem uns olhinhos doces.
confio em ti para o manteres assim!

 

Enviar um comentário

<< Home