quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Explica-me como se tivesse 6 anos...

Quando ele me diz que óptima se lê opetima, reconheço que o acordo ortográfico até faz um certo sentido. Blasfémia! Blasfémia, bem sei! Mas eu explico-lhe: o "p" está lá, mas não se lê. Às vezes, é assim, digo. E depois reformulo: mas vai deixar de ser, o "p" vai cair nas palavras em que não se lê. E ele (já tão conhecedor, Deus meu!) diz "e os Cês também?". Eu respondo que sim, mas que ainda não sei como irá ele aprender. 

E, perante este diálogo a olharmos para uma publicidade no eléctrico, pergunto-me que raio! afinal para que serve o P ali? não é um pê de facto. Para que havemos de agarrar-nos à grafia da coisa??? A beleza de todas as línguas, digo eu, está na sua evolução, na sua capacidade de mudança e adaptação (espera, este pê lê-se). 

Mas depois ele pergunta: e o agá? E passa-me logo a adesão ao tratado. Respondo imediatamente NÃO, o agá não! Lembro-me da palavra úmido e sinto um ligeiro calafrio. O H também???? Porcaria esta coisa da língua evoluir! 


(aparte essa situação, o que me chateia mais no acordo é a ideia de normalização, o que de facto empobrece a meu ver mais a língua, do que realmente a enriquece. Eu adoro o português do Brasil, mesmo, acho-o melodioso e a nossa face extravagante. Mas também adoro o português daqui e não percebo porque não podem andar os dois amiguinhos, sem serem siameses, porque de facto nunca serão.) 

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 28/2/08 11:39 da manhã, Blogger o bicho furioso said...

Eu cá por mim digo que de facto um facto não é a mesma coisa que um fato.

e também não quero úmidos sem h, que orror, onde é que fica a olanda, e o ipopótamo?

Não gosto destas modernices. Tanta reguada que a minha professora primária deu, e tudo em vão. E se me chateiam muito ainda começo é a escrever pharmácia. E phacto. Com c antes do t, claro.

 
At 28/2/08 6:06 da tarde, Blogger ana margarida said...

Também não percebo porque não podem os dois andar lado a lado em vez de se fundirem.

 
At 29/2/08 4:32 da tarde, Blogger asimoes said...

gosto tanto tanto dos c e dos p que lá estão só pro estilo!

 
At 13/3/08 5:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem... Muito bom este post!
E tu sabes que para mim é: viva a mudança! (mas de fato, úmido é esquisito...)

Inês, a prima.

 

Enviar um comentário

<< Home