sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Pós-Valentim

Sem dúvida que apoio iniciativas como as que divulguei no post abaixo. Acho-as fundamentais para, de facto, começar a derrubar estereótipos e, ao mesmo tempo, conferir a cada pessoa um motivo de reflexão e/ou identificação. É fundamental criar novos modelos inclusivos que espelhem a diferença na sociedade. 

Passado um dia e expresso o meu apoio, o que me pergunto é por que é que uma boa intenção é tão mal realizada? A campanha que esta associação criou (a favor do dia de namoradas e de namorados - portanto gays) é, igualmente, a perpetuação de um estereótipo. Não temos todos de ser bonitos nem femininos, nem nada, mas teremos de perpetuar aquele tipo de imagem? Não deveremos saber para quem falamos? Para ser eficaz, uma campanha destas devia quebrar realmente com os modelos, e esses incluem os modelos estereotipados do que é um gay ou uma lésbica. 

Serão poucas as pessoas que se sentirão identificadas ou reflectidas naquele beijo, mas a forma como foi executado nos cartazes afasta ainda mais as pessoas, mesmo as que não são homofóbicas. Não temos de ser duros ou feios para nos projectarmos, não precisamos andar de mão dada na rua zangadas/os para fazer do nosso afecto público. 

No fundo, o que me chateia é que uma boa ideia seja comprometida por uma falta de visão de comunicação. Saber comunicar é encontrar uma forma de a mensagem ser transmitida com eficácia - e isto não significa nenhuma concessão à ideia, pelo contrário é ser-lhe fiel e até eventualmente radicalizá-la. 

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 15/2/08 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Exactamente! Ufa!

Aquela manga à cava em pleno fevereiro deu cabo de mim...
Bem, pelo menos não tem as 2 cabelo curto...

Tás a ver? O essencial passou-me ao lado.

;-.)


Sandera

 

Enviar um comentário

<< Home