quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ora aí está 2008!

Duas das notícias mais mediatizadas neste início de 2008 foram: o Inspector-Geral da ASAE apanhado a fumar depois da meia-noite (já com a nova lei do tabaco em vigor, portanto) no Casino do Estoril e o José Diogo Quintela, dos Gato Fedorento, apanhado a conduzir com 1,6 gr/l de taxa de álcool no sangue. Estes dois apanhados são uma espécie de flagrante sobre os nossos vícios, colocando 2008 como um ano de mau prenúncio para os viciosos por aí. 

Obviamente que o "nosso" Inspector-Geral devia ter sido mais cumpridor, já que a Autoridade que dirige é extremamente legalista e apanha tudo o que mexe fora da lei. Agora que acreditávamos que o Xerife não deixava ninguém impune, não é que descobrimos que é fora-da-lei. Compreendo que é isso que faz a notícia, mas esta não deixa de ser das notícias mais estúpidas de que há memória. Parece uma caça às bruxas meio-manhosa, em que o feitiço se vira contra o feitiçeiro. Uma justiça "divina" pela mão dos nossos periodistas. Mais estúpido ainda é o senhor vir dizer que há um conflito da nova lei com a lei do jogo, desculpando-se de forma pouco frontal. Haja cinzeiros perto para apagar os cigarros quando for proibido, é o que desejo!

O Zé Diogo merecia melhor sorte, está bem de ver. Não só foi apanhado, como tantos outros devem ter sido, como foi 1ªpágina do 24 horas. O homem bebeu em directo na tv, com milhares (ou milhões sei lá eu) de pessoas a assistir - só podia ter sido apanhado. Acho estranho que os outros não tenham sido. Foi apanhado e vai ter de fazer 40 horas de trabalho comunitário e ainda terá de doar uma quantia a uma Instituição de Solidariedade Social. Não percebo por que não é sempre assim, mas acho que o Juiz podia ter tido mais visão e tê-lo condenado a fazer mais 40 horas de programas do Gato Fedorento. Ganhávamos todos.

É óbvio que tudo isto é condenável e lamentável, nem discuto isso. O que me choca é ser isto que vende jornais neste início do ano. De tal modo, que basta comparar no Público online o número de comentários que estas notícias têm (bem para além dos 100) em comparação com outras bem mais relevantes.

Entretanto, Feliz Ano Novo para todos.

Etiquetas: , ,

9 Comments:

At 3/1/08 4:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A fama tem destas coisas...
Quando os Gato decidiram fazer do fim de ano uma Obra de caridade e contribuir com a sua fama para praticar o bem junto das crianças doentes e as pessoas lá foram comprar o bilhete e ajudar à causa... e claro ter 1 passagem de ano diferente...
Aqui temos 1 notícia. Foi notícia, 1 boa notícia.

A seguir decidem em plena televisão pública e em directo enfrascarem-se ( acho que não foram todos, mas 2 estavam claramente bebedos)enquanto trabalham e ganham dinheiro (como eles tão bem escreveram em género de canção que o contribuinte paga...) (porque os bilhetes iam para a caridade mas a rtp deve ter pago cachet pelo programa...)
e a seguir para culminar um deles ainda vai a conduzir alcoolizado...
Enfim, parece-me justo que dê notícia (o destaque da coisa tem de ser proporcional à fama...parece-me), o popularismo da coisa pode ser de facto questionável, mas falamos do 24 horas que vive desse sensacionalismo...

tudo isto para dizer que adoro o trabalho dos gato, nao gostei que estivessem a beber alcool daquela maneira confesso, e esta notícia é igualmente grave na minha opinião.


fala-se do bom, deve se falar do mau. não vejo nisso um problema.

 
At 3/1/08 4:17 da tarde, Blogger ana vicente said...

Eu não acho que não deva ser falado. Nunca falei em censura. Acho é que é um aproveitamento e um sencionalismo. A notícia só existe porque havia alguém à espera de apanhar figuras públicas (o artigo do 24 horas era só sobre os conhecidos que tinham sido apanhados). E depois o resto dos jornais foi atrás. O link que pus do Público tinha uma fotografia do Zé Diogo atrás de umas grades (agora já não tem), tirada com certeza noutro contexto. É só mais um aproveitamento.

É óbvio que conduzir com álcool no sangue é grave. Por isso, há leis. E toda a gente poderá agora olhar o humorista de forma diferente. Eu não estou a defendê-lo, eu também tenho uma opinião - o que fez, além de ser parvo e irresponsável, é crime. O que me aborrece é a caça mediática e pública ao prevaricador, e os abutres todos contentes por terem descoberto os podres. Odeio esse tipo de prática dita jornalística.

Com certeza que esse acto de Relações Públicas da RTP foi bem divulgado pela RTP, mas duvido que seja notícia para vender jornais como terá sido a primeira página de ontem do 24 h.

Só mais uma coisa: talvez por a fama ter destas coisas, os gato fedorento se vão retirar.

 
At 3/1/08 4:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu também prefiro quando eles aparecem em 1ªas páginas de jornal porque estão em outdoors a gozar com partidos idiotas. aí a fama tem muito mais valor.

neste caso é o que é.

acho que fazem muito bem em retirar-se durante algum tempo. pena irem aos s's.

 
At 3/1/08 4:57 da tarde, Blogger ana said...

um bom ano para o bombazzine e para a bombazzineira!

ah, e já agora para a sandereira!

que bom a cena do zé diogo ter "acabado bem". foi um autêntico disparate o que o moço fez, podia ter-se espetado ou, pior, ter morto alguém, e de ambas as formas perder-se-iam fontes de prazer que este mundo tem.

mas sim, é uma grande pena que ele tenha ido conduzir depois do que bebeu, como o é sp que alguém faz o mesmo que ele. não sei se se deve exigir mais às figuras públicas do que ao comum dos mortais, acho que não, mas isso é outro debate.

eu não me importo muito que ele tenha bebido no programa pago pelos contribuintes. revela uma certa imaturidade, mas enfim, não os consigo ver como profissionais. ainda são um bando de amigos que se diverte frente à tv, e aproveitam a tv para realizar fantasias de infância. e também é isso dá-lhes um brilho especial, na minha opinião, e o serviço prestado ao contribuinte foi um bom serviço.

em relação ao outro sr a fumar charuto, acho o enfase dado notícia um perfeito disparate.

bom, eu só beberiquei o champanhe e só fumei passivamente. e o vosso fim de ano, como foi? :D

 
At 3/1/08 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um bom ano também para ti Simoneta.
O meu fim de ano foi calmo e bom (eu tinha planeado uma festarola cheia de loucura; que acabou por não se concretizar; e um quarto para dormir...sim que eu não conduzo alcoolizada eheheh... ando passada com as loucuras que se cometem na estrada, basicamente sou uma pessoa com medo de morrer pq alguém bebeu uns copos...mas pronto sou 1 medricas demasiado consciente)
no aconchego da familia.

beijos para ti e claro para a minha boa amiga
bom 2008

;-.)

 
At 3/1/08 5:44 da tarde, Blogger ana said...

ahaha, gosto tanto de parenteses gigantes! :D

 
At 3/1/08 10:19 da tarde, Blogger Joao said...

E se fosse assim um gajo anonimo? Seriam as 40 horas e os 400 euros?? "Segundo o Código Penal, mais de 1,2 gr/l de álcool no sangue é crime e pode ser punido com prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias. O infractor pode ainda ser proibido de conduzir entre três meses e um ano"

Esteve a beber? Colocasse gasosa na garrafa!

 
At 4/1/08 12:09 da tarde, Blogger ana said...

não me parece que tal tenha acontecido por ser famoso, até pq tenho um amigo que foi apanhado com maisoumenos o mesmo e, por ser a primeira vez, nem sequer teve os tais 40 horas e 400 euros

 
At 9/1/08 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó VICENTA, TU ANDAS A BRINCAR COM ISTO NÃO ANDAS?!

vá lá, toca a postar uma coisita nova qualquer caramba.

 

Enviar um comentário

<< Home