terça-feira, fevereiro 12, 2008

As marcas

Agora que ele está a aprender a ler, é maravilhoso assistir à vontade compulsiva de ler tudo o que lhe passa pelos olhos. No carro pela cidade, num trajecto que não demora mais que 10 minutos, diz muitas vezes palavras que não sei o que querem dizer. Pergunta-me e eu respondo que não sei, que provavelmente são marcas de alguma coisa ou empresas. Sei que são marcas, porque não querem dizer nada e porque grande parte da oferta "literária" do nosso trajecto é constituída por publicidade e toldos. 

Numa viagem ao alentejo este domingo, pus-me a pensar que uma criança que cresce no campo não leva com esse ruído publicitário nas ruas, e que verdadeiro estímulo é esse de ler palavras sem significado aparente? 

A propósito deste artigo no Público sobre Marketing Escolar, lembrei-me dessa inquietação que me surgiu ao pé das ovelhas e dei graças aos céus por a escola do puto não usar manuais escolares, antes são criados em conjunto e de raiz.

Etiquetas: ,