sexta-feira, novembro 04, 2005

"Já tens namorada?"

Estava eu a fumar o meu cigarrinho lá em baixo, na sala que diz Have you seduced someone today? (escrita por mim, ainda por cima), quando ouço a recepcionista dizer: "ai, estás tão lindo! quero uma beijoca. estás cada vez mais lindo." Supus e bem que tivesse entrado uma criança, filho de algum colega. Ela continuou com a sua ladainha elogiosa da carinha laroca da criança, até sair-se com o magistral "Já tens namorada?"

A frase diabólica. A pior das frases. A frase que a criança, o adolescente, o adulto terá de ouvir durante dias e dias. Até ao limite do insuportável. Os adultos fazem isso várias vezes às crianças, perguntar-lhes essas coisas. Não sei se era só eu, que entre a infantil e a licenciatura percorri um grande vazio amoroso, mas acho que toda a criança e adolescente odeia essa pergunta.

Pior é quando a criança em questão mal sabe andar e pouco fala. Pois, porque o pobre puto a quem foi dirigida a bela pergunta nem dois anos tinha. É bonito! Muito lindo.

Pode ter sido o princípio de um belo problema social. Oh ainda não tenho namorada, que fazer? Lá vai ele crescer com a ideia sem amor, não sou nada, ninguém gosta de mim, etc. etc. Não basta os filmes, os livros que só falam disso. Calem-se! Não perguntem nada...

Eles insistem e insistirão sempre. A mim provoca-me urticária. Só ao fim de vinte anos é que me libertei da merda da pergunta. Quando as pessoas começam a perceber que, se calhar, bem, as coisas não são tão simples assim... elas calam-se!



Depois o mais irónico é que essas crianças crescem e vão escrever frases em inglês como a que dei em exemplo para massacrar os colegas celibatários. Cá mas fazem, cá mas pagam...

5 Comments:

At 4/11/05 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se ele soubesse falar podia sempre dizer:

Opá tive uma relação que não resultou aos 6 meses de idade e agora não me sinto preparado para assumir novos compromissos, estou numa de gozar o meu estado de bebé solteiro :-)



sandera

 
At 4/11/05 3:26 da tarde, Blogger ana said...

o meu pai perguntava-me isso, eu respondia que tinha vários e várias, e ele ria-se.
a minha mãe não.

 
At 4/11/05 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tambem estive (estupidamente, muito estupidamente... se soubesse o que sei hoje) desde de tenra idade quase até ao meio de faculdade sem "amores"... Mas nunca me incomodou a pergunta... até pq sempre ouvi dizer "Perguntar não ofende.", OU será que sim?

E desculpa no outro dia não ter respondido ao olá, estava meio dormir

 
At 5/11/05 1:01 da manhã, Blogger ana vicente said...

Dr.Coração de Manteiga, sejas quem fores, estás desculpado. (medo)

e, Ana, tu rias-te?

Sandera, definitivamente aquele miúdo já partiu muitos corações.

 
At 5/11/05 4:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quando essa pergunta me era feita a mim e eu ficava corada e repondia um "não" muito baixinho. Ninguém vinha em meu auxílio. Nem avó, nem avô, nem mãe, nem pai.

Quando, uns anos mais tarde, essa pergunta começou a ser feita ao meu irmão, apareceu em auxílio uma voz adulta e decidida: "Diz que tens muitas!". O que, como devem imaginar, o ajudava muito.

Estas lembranças são bonitas: exaltar o macho latino que há nos homens e deixar dormir a boa esposa que há nas mulheres.

Quando for mãe e ouvir estas preciosidades acho que parto logo para a violência, aviso já.

inês.

 

Enviar um comentário

<< Home