quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Vida de gata

A actividade principal cá de casa nos últimos dias tem sido afastar à vassourada os gatos vadios que andam a perseguir a pobre da gata para a consumação do amor. Não a minha actividade principal, mas a prima não perde uma vassourada.

A mitra (que já foi dionísio, quando achávamos que era um gato, e depois passou a dionísia e agora definitivamente mitra depois de ter sido adoptada, muito a meu contragosto, insista-se, cá por casa), coitada, anda a trepar paredes. Aquilo é um miar, uma roça roça, um martírio, uma guincharia insuportáveis. Não fosse dar-se o caso de o raio da gata (ou a natureza, ou lá o que é) se opor tanto à satisfação das suas necessidades básicas e também ao facto de ser bem certo que estes gatos aqui das redondezas não usam qualquer método contraceptivo, e estar-me-ia borrifando para as aventuras sexuais desta recém-chegada ao mundo do cio.

Mas a verdade é que a gata, ao invés de dar livre freio à consumação, anda numa resistência, que já deve ter dado arranhadela de meia-noite, que esta gataria ferve tudo em pouca água, afinal é só uma fodinha e vai cada um para seu lado e depois os outros que aí vêm que se desenmerdem. Mas não. Esta gata não está com os azeites. Quer e não quer. Precisa mas não, não, afinal não. O pior é que nem sequer é uma questão de vontade, deve ser um jogo pré-fabricado geneticamente que os impele a todos a esta violência. E os gatos vão apertando o cerco. Ainda agora, há instantes, lá eles se sacudiam. E a mitrinha pelo meio.

Bem sei que feminismos não são para aqui. Longe de mim repudiar qualquer liberdade sexual. Mas há aqui uma evidente oposição de vontades. Se, por um lado, bem que desejo que a mitra se solte nestas andanças selvagens de sexo no pátio, por outro sinto-me impelida a protegê-la da selvajaria que estes gatos lhe impõem. Pois que a prima andou a investigar, ou alguém lhe disse sei lá, que não só a coisa mais parece uma violação (basta vê-los e ouvi-los, senhores), como acaba sempre com uma patada forte do gato sobre a gata, para afastar o resto dos gatos. A lógica deste testemunho escapa-me, pois não é então o cio que atrai os gatos? Ou é uma questão estética? Ah, não, aquela cheira-me bem, mas está entrevadita, não me parece. Pois, não sei. O que sei é que o mijo destes gatos espalha-se de tal modo pelo pátio que o cheiro se alastra cá para dentro e já tenho recados para acender velas, não para afastar o mau-olhado mas para ver se acabamos com este malfadado (e malfodido) cheiro. Ah pois, agora fumo cá dentro, pois fumo, quero lá saber, porque o cheiro do tabaco é bem mais agradável.

Entre considerações sobre a merda de vida das gatas durante o cio, que isto não é vida para ninguém, consegui no entanto chegar a alguma conclusão existencial proveitosa. Mérito, claro está, para a minha prima, dada à psicanálise, entre outros assuntos antropológicos. De vassoura na mão, e apontando com tristeza para a mitra que se esfregava como se não houvesse amanhã no chão do pátio, largou estas belas e sábias palavras:

"Olha para aquilo. Nós ao menos conseguimos disfarçar melhor."

Pois, de facto, ao menos isso. Parafraseando-a, de que nos queixamos nós? Olhe-se para a mitra.

9 Comments:

At 22/2/06 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e eu convencida que vida de cão é que era lixadaaaaaaaa...xiiiiiiiiiiii

 
At 23/2/06 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cansei-me só de ler, imagino se tivesse que aturar isso!! é melhor pores travão antes que apareça lá por casa uma mitrada, mitrinhos e mitrinhas !!! LIVRA
a.m.

 
At 23/2/06 10:29 da manhã, Blogger ana vicente said...

Não há nada a fazer. Limpo daí as minhas mãos.
A resistência cessou: ontem de manhã, estava a mitra a dormir com um gato bem juntinho e, no andar de cima, ainda outro.

Vem aí mitrada. A psicanálise há-de resolver.

;-)

 
At 23/2/06 10:31 da manhã, Blogger ana said...

oh... que linda essa mitra atiçada! mitrinhos lindos que ai vindes, quem me dera a mim poder-vos adoptar... humpf

 
At 23/2/06 1:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A minha avó diz (sabiamente, sei-o agora): "Animais? Deus nos livre!! Uma pessoa afeiçou-a-se e depois é que são o elas" (sic).

Ora, foi exactamente isto que aconteceu e agora estamos naquela parte do "são o elas". E, psicanalisando, o facto de toda a vida me ter sido proibido ter um animalzito de estimação ("ó mããee, gostava tanto de ter um cãozinho... ó filha, mas já tens um peixe!") deve ter contribuido, e muito, para este meu afeiçoamento de agora.

A verdade é que este primeiro cio (o primeiro da Mitra e o primeiro que eu presenciei na minha vida) deixou-me abananada.

Caros leitores e leitoras: aquilo é horrível! É violência, é sofrimento, é desejo, é a natureza pura e dura.

Há que perceber que a Mitra, apesar de viver em pleno bairro lisboeta, conserva um estilo de vida selvagem. Entre estes pátios e uma qualquer selva com felinos não há diferença nenhuma. Aqui não há cá médicos nem medicamentos. Estes não são gatos de sofá, gorduchos e bem nutridos. Esta Mitra já apareceu aqui com uma posta de bacalhau crua e devorou-a toda (não me perguntem onde é que ela a foi roubar...).

Portanto, sejamos pragmáticos:
quem se inscreve na lista dos futuros afeiçoadores de mitrinhas e mitrinhos?

ps- o que me fere é que com tantos gatos bonitos que aqui andam, ela foi logo pinar com um gordo zarolho...

 
At 23/2/06 3:54 da tarde, Blogger ana vicente said...

é desta que abres um blog: para espalhares a mitrada pelo mundo!

olha que o branco e preto tb estava lá pela manhã... vão sair uns zarolhozitos e uns malhados, vais ver!

Pelo sossego da manhã de ontem, presumo que a coisa tenha terminado em bem, com satisfação a rodos e ansiedades superadas.

a paz voltou. é pena o cheiro, a comida espalhada, o raio da gata sempre a querer entrar - meu coração não está afeiçoado à criatura, sou vil.

 
At 23/2/06 4:40 da tarde, Blogger ana said...

"olha que o branco e preto tb estava lá pela manhã... vão sair uns zarolhozitos e uns malhados, vais ver!"

mas elas podem ser multi-fecundadas????? xiiiiii

eu zarolhos não quero! malhados de preto e branco curto. ficam bem com a minha saia pie de poule

 
At 24/2/06 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ERRATA:

onde se lê "afeiçou-a-se" leia-se
AFEIÇOA-SE. (jesus, estava a drogada?!)

 
At 24/2/06 3:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É bem verdade, Ana: ela pode ser multi-fecundada (e foi-o de certezinha).

É caso para dizer:

"Ao menos nós não somos multi-fecundadas"

(e não temos tanta probabilidade de ter entre 4 a 9 filhotes...)

 

Enviar um comentário

<< Home