sábado, novembro 19, 2005

Dia D ao quadrado barra AV desconjuntada

Este é um post de uma sobrevivente... leia-se como tal.

Junte-se um d de Dinis (o puto, a criança, o miúdo tem nome) e um d de Duarte (o amigo de toda a vida com mais 2 anos) e depois apareça um A (de ana) e um V (de vicente) e o resultado é: AV é doida varrida por ter decidido ficar com os dois sozinha no mesmo dia.

Tudo começou inocentemente, como sempre começa com AV (é um dom que ela tem), quando, perante a possibilidade de juntar os dois amigos D já há tanto tempo desencontrados, disse as palavras mágicas que a trairam: Eu posso ficar com ele (Duarte). E o cenário era perfeito na minha cabeça. Cinema ao fim da tarde, jantar calmo em casa e o soninho descansado das crianças. O que poderia correr mal? Afinal, não foi ontem AV ver o "Flightplan - Pânico a bordo"? O que é um programinha de sábado com duas crianças deliciosas face à tragédia de um desaparecimento/rapto/atentado de uma criança de seis anos? Se a Jodie consegue salvar toda a gente, vencer os maus e dar beijinhos no final à miúda, não serei eu capaz de levar dois putos ao cinema, dar-lhes jantar e pô-los na cama? Tudo isto pensou AV com um sorriso magnânimo.

Faço agora uma pequena pausa para recuperar o fôlego, estou um pouco cansada.

No cinema, o cenário era enternecedor. Os 4 casacos que levava na mão, mais a mala, os bilhetes, as pipocas e ainda cada um dos D's de cada lado, não eram motivo de desmorecimento. Até o facto de estar uma escola com 20 miúdos mais 200 pais e respectivos filhos me divertiu. Ahahah! Não fui a única a ter esta bela ideia, pensou AV. Com o seu novo casaco e chapéu, detentora de um estilo inabalável, obviamente era a única que se aventurara a ir sozinha ao cinema com duas crianças. Ah, que belos foram aqueles 90 minutos no escuro do cinema, que tranquilos, que ternos. As crianças, as belas crianças.

Findo (ou finado) o filme (grande banda sonora a do "chicken little", devia ter tomado o I will survive como um sinal), ala para casa. O facto de quererem ir a correr à minha frente desenfreadamente não me desmotivou, pois (ó vaidade!) estava longe de imaginar o que se seguiria. E o que se seguiu, perguntam vocês, com certeza já um pouco alarmados ou ansiosos ou até mesmo angustiados, o que se seguiu? Pois bem, meus amigos, vos direi: NADA! A seguir, nada se passou, a não ser umas horas normais com dois miúdos com 4 e 6 anos. Mas, aqui estou eu a dizer-vos que não sei como sobrevivi e, afinal, a sanidade não é assim tão importante.

A porrada. A desobediência. A gritaria. A selvajaria. A competição. O diabo do jantar. Tudo e nada. Cada momento precioso. Tanto angustiante como belo e enriquecedor. Impossível de aturar. Extraordinariamente desgastante. Exultante. De me fazer perder toda e qualquer razão. Um deleite, um amor. Dói-me tudo.

A frase da noite, para não vos tomar mais tempo (e eu já não me aguento para vos dizer a verdade), veio do mais velho. Pergunta-me ele: quando a pilinha está grande é porque está cheia de chichi? Ah pois, pode ser disso, às vezes, responde AV sorrindo. Pois ele continua, e isto é maravilhoso, topem bem: às vezes a minha pilinha está tão grande que eu até a vejo nas calças e parece que as vai rebentar.





Já pararam de rir? É que eu ainda estou...


Na minha cabeça, houve muitos momentos alternativos que passavam por prender os dois com uma corda e uma mordaça na boca, atirar-lhes com o frango para cima ou fazê-los voar para o céu e puxá-los só quando dormissem.

Estou aqui. AV sobreviveu. As duas crianças dormem na minha grande, fofa, confortável cama. Eu irei dormir para a camita do Dinis, se conseguir lá chegar quando terminar este post. Estão tão lindos os dois, a dormir, ternos, doces, maravilhosos, parecem dois anjos. A ilusão... e a expectativa de que amanhã irão acordar, Deus meu.

Poderia ter esperado por amanhã para escrever este post. Mas para quê? Já sei o que acontecerá. Acordarão às 8 ansiosos por brincar... Bom, e o resto, não falemos disso. Quero aproveitar este momento de paz.

Voltaria a fazer tudo de novo. Este amor, sim, é cego e vale a pena por isso. Além disso, se não o fizesse como poderia ter escrito este post?

9 Comments:

At 19/11/05 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O post está realmente delicioso, engraçado mas estou algo aborrecida... falaste demais do filme da Jodie Foster...demasiado boa amiga...vou ali à janela gritar porquê porquê...é que n me interessava saber o fim do filme a não ser na bela da sala de cinema amanhã ou depois...assim não dá, assim não dá... quando esta raiva passar voltarei para reler e comentar o teu dia.

...grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr....

sandera

 
At 19/11/05 11:52 da tarde, Blogger ana vicente said...

Ó boa amiga... tivesse eu forças para pensar...

 
At 20/11/05 12:05 da manhã, Blogger ana vicente said...

E mais, posso desde já garantir-te que não contei nada do filme. Mesmo nada, a não ser que os maus perdem, mas também isso... quer dizer...
Nem te recomendo o filme, é muito stressante. Embora nada comparado com esta maratona.

Se eu tivesse dito que...

 
At 20/11/05 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eheheeh, deixa para lá, sabes como ando desmiolada, amanhã já nem me vou lembrar!!!

e tu mulhéri corajosa vai descansar que deves estar exausta dessa grande aventura que foi o teu dia.
só espero que a seguir ao henrique venha uma alice que eu não sei se aguento com 2 pilinhas em casa eheh!

;-)

beijos aos D's e para ti também.

Sandera

 
At 21/11/05 11:48 da manhã, Blogger ana said...

lindo! muita coragem sim sr.
a tua aventura fez-me lembrar quando eu decidi ir com a minha mãe à euro-disney com os meus 3 sobrinhos mais velhos... foram os 5 dias mais cansativos da minha vida, mas sim, voltava a passar por eles (até pq re-descobri que o gozo das montanhas russas!ehehe)

 
At 21/11/05 2:10 da tarde, Blogger ana said...

sandera! eu tenho uma alice (4 anos)! é linda linda! não sei se é por causa do nome, mas se é...

 
At 21/11/05 2:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a minha 1ª filha vai-se chamar alice. é daquelas coisas inerentes ao meu ser.

as alices devem ser todas lindas. todas.

quando fizer a minha 1ª festa de crianças trazes a tua alice. faço questão.


bjs

sandera

 
At 21/11/05 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ana,
Parti-me a rir e chorei ao mesmo tempo ao ler o teu post...
Realmente és uma gaginha de fibra!
Obrigada por este momento fantástico!

susblue

 
At 21/11/05 5:47 da tarde, Blogger ana vicente said...

obrigada eu!

é bom viver as coisas e depois contá-las e depois vocês poderem dizer-me isso.

e os putos são irritantes, mas não há coisa mai linda!

 

Enviar um comentário

<< Home