segunda-feira, março 26, 2007

Os Grandes Disparates

O salazar lá ganhou aquele reality-show. Estava mais que previsto, como gritavam tantas vozes indignadas, temendo o futuro e, pior, o presente deste país. Eu sou anti-salazarista desde que sei falar, é um facto. Também me espumava na escola quando falava dele (os meus "conhecidos" problemas de besta política), mas a verdade é que a expectativa do resultado não mexeu nada comigo. Vê-lo ganhar mexeu um bocadinho, mas nada de espumanço, nem sequer verdadeira irritação.

Ontem pela primeira vez, vi o dito programa (ou melhor, os últimos 40 minutos) para ver se me indignava. Mas não deu para tanto. Tive muita vergonha alheia pela Odete, que parece que a cada dia que passa está mais passada da tola, agarrada à mala a gritar com a apresentadora do show, mas isso são outros quinhentos.

Falemos do resultado, pois o que preocupa os indignados nada tem que ver com o salazar, mas sim os 41% que ditaram a vitória. Assusta-os o facto de haver pessoas a achar que o salazar é um grande português, em vez de um rapa-tachos. Eu acho que é um rapa-tachos, um filho da puta, um torturador, um assassino, um pulha, um mesquinho, um pequenino que nem sequer precisou esmagar um povo, apenas tratá-lo como uma mulher a quem se dá porrada nos dias em que o Benfica perde. Mas isso sou eu. Só que, ao contrário dos meus amigos indignados, eu não acho que as "pessoas", os "portugueses" sejam estúpidos. Apenas considero que há muitos que são... e nem sequer a maioria. Mas, mais uma vez, isso sou eu, que gosto de ver o copo meio cheio, como por exemplo o resultado do referendo do aborto.

Factos: 41% de 210 mil pessoas votaram, algumas delas enganadas (eu testemunhei uma pessoa a votar no salazar sem querer porque recebeu um sms enganoso), na figura salazar no reality-show. É um concurso. Só as figuras mais controversas têm a capacidade de mobilizar as pessoas a votar, a cometer até actos pouco leais para o jogo (sim, é um jogo). Só uma figura como salazar poderia suscitar a paixão e a raiva desta maneira. Ele é ainda o rosto que divide um certo Portugal (enquanto se ouvir nas ruas "no tempo do salazar é que era") e portanto é um voto dos ressentidos, dos amargurados, dos mobilizados para "mostrar como é" às pessoas. É também o rosto dos nacionalistas, esses sim verdadeiramente perigosos.

Para atestar que só uma figura controversa poderia ganhar, basta olhar para quem ficou em segundo lugar, a quase 30% de diferença, o Álvaro Cunhal. A meu ver, bem "mais grande" português que o rapa-tachos, que como já disse era pequenino e mesquinho, é, no entanto, uma figura extremamente controversa (apenas menos, porque nunca teve o poder). A mobilização é a chave para ganhar um concurso televisivo. Ainda mais este reality-show em que podemos fazer das figurinhas o que quisermos, como achar que tirar Portugal da Segunda Guerra Mundial é um legado, em vez de um pesado fardo que todos carregamos.

Mas este post é para expressar o meu enfado com esta questão, a minha pouca tolerância para sequer se discutir se este resultado diz algo sobre os portugueses. O meu enfado é com os intelectuais. Porque todos sabemos que o salazar era um filho-da-puta, que deixou este país com um estado mental aproximado do coma. E importa seguir em frente. Deixem-no ganhar porque não ganhou nada, apenas um concurso, um miserável concurso que provou, isso sim, que há aí muita gente que queria que o salazar voltasse dos mortos. Mas isso já a gente sabia. Só que não vai voltar a levantar-se da cadeira caída, nem com concursos giros de história de bolso nem com museus em santa cu no chão. Por isso, não ligo a esse disparate, mas abro o olho para esses meninos do não e dos partidos que falam muito da "nação". Isso sim é para ver com atenção.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 21, 2007

Faz sentido

É o primeiro dia da Primavera.
É dia da poesia.
É dia da árvore.

É um dia que te faz justiça.
Só este dia poderia reflectir o renascer, a emoção e as raízes que deixas há seis anos na minha vida.
Mais do que ver-te crescer, cresço contigo.

Feliz aniversário para a mais bela criatura deste mundo.

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 19, 2007

O meu pai* está muito à frente

Comprou um carro híbrido!





E pronto, hoje é dia do pai! Parabéns ao meu e aos bons que conheço.



*a minha mãezinha também, uma vez que o carro também é dela, mas já que é dia do pai... ela percebe!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 15, 2007

A.A.

Confesso: já há alguns anos que tenho um problema com álcool.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Nunca sei bem onde colocar o acento.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 14, 2007

Quem disse?

Um estudo revela que as mulheres portuguesas estão mais satisfeitas com o seu trabalho do que os homens. Isso pode ser verdade, mas quem pode assegurar que elas simplesmente não responderam ao questionário com medo de perderem o trabalho? Isso diria muito sobre o seu grau de satisfação, eheheh!

Etiquetas: ,

terça-feira, março 13, 2007

Importam-se de repetir?

Sou só eu que acho estranho que se comemore os 50 anos do Tratado de Roma (o tal que instituiu a CEE, agora UE) com um jogo de futebol entre o Manchester United e uma pseudo selecção dos melhores jogadores europeus?

Não faço ideia que outras comemorações haverá e este jogo deve ser uma forma de atrair mais adeptos à União, mas que raio, soa mal. 'Bora lá dar uns toques... seria mais giro pôr os comissários a fazer uma disputa casados contra solteiros, parece-me. Os solteiros jogavam de tronco nu... espera, não... faziam-se uns equipamentos à maneira. E se, em vez de solteiros e casados, as equipas fossem por grupos parlamentares? Era mais fácil escolher as cores e, se calhar, dava para fazer um mini-campeonato.

A boa notícia é que, no Manchester, temos o Cristiano Ronaldo, cujos fãs o adoram ver de tronco nu. Como é possível assim torcer pela Europa? Força, Ronaldo!

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 12, 2007

Um dos melhores começos de canção de sempre

You put the bum bum in to my heart

Wham, "Wake me up before you go-go"

Etiquetas: ,

terça-feira, março 06, 2007

Detalhes II

Não há nada pior para um/a caixa de óculos do que um dia de chuva sem chapéu.

Etiquetas: ,